Pós graduação Ética e Educação para uma Cultura de paz
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Ô CNH que dá trabalho!
Hoje, dia 11 de fevereiro de 2011 fui à cidade de Serra Talhada onde realizei o exame teórico para tirar a minha 1ª CNH( Carteira Nacional de Habilitação). Confesso a vocês que eu suei, gelei e tremi na base mesmo. Muitos me disseram que era fácil, que era provável que eu "fechasse" a prova e que eu ia me dar muito bem... que nada! Tudo Balela!...Mas não se assuste! Eu passei. Só que não foi fácil como me disseram, não! Há muitas coisas que apenas a prática ou o convívio com alguem que tenha carro(tipo um pai ou irmão) podem ensinar, e no meu caso não tive esse convívio. Nem pense em ficar só naquele simulado do DETRAN do seu estado, não! Sempre que possível exercite em outros, aqueles que já vem com resposta como o da BA, RJ ou PR. Diga-se de passagem eu gostei mais desses ai do que do simulado de Pernambuco. Só de ficar olhando para aquela telinha cinza me dá aflição. Aff!
Uma dica: Não esqueçam de estudar mecânica, placas, primeiros socorros e de ler bem o enunciado antes de marcar. Você tem 30 minutos, então use-os bem.
Uma coisa que eu não sabia e aprendi com uma colega da fila, foi que se eu for reprovada na prova, eu poderei marcar teste por mais 12 vezes. Ei! Alguem sabe de alguem que já atingiu essa incrível marca?
Mas todo esse meu calvário começou quando tentei chegar à escola no horário correto e deixar de receber reclamações por causa dos meus atrasos. Eu só queria isso! Até comprei uma Dafra amarela só pra esse fim! Mas infelizmente consegui a moto, porém não tinha a carteira. Mas, Gente! O gurda deveria entender que eu só ando a 20 Km p/Hora! Respeito cachorrinhos, cabritinhos, jeguinhos e criancinhas sempre! E a primeira coisa que eu aprendi durante minhas aulas de pilotagem com meu cunhado Guatavão foi: Onde fica o freio?
...Ninguém merece mesmo é uma tal de biometria...Nooooossa! É uma espécie de chamada pela digital pra ver se você está assistindo aula ou não. E quando a internet cai? Sim, porque você estava na sala, ralando...mas não adianta. Se a net cair, seus dados não são enviados. E no meu caso que tive que viajar para outra cidade, pagando passagem, alimentação e perdendo dia de trabalho...tudo isso vai por água abaixo! Isso me deixa irada, de verdade!
Pra você ver como eu tenho boa vontade: eu paguei até os papéis de 2011 adiantados! Aff! E nem teve desconto à vista. Sim, porque eu podia ter parcelado, mas eu ia gastar o dinheiro mesmo, então resolvi pagar logo!
Ah! Nem te conto.
Eu ainda por cima fui inventar de tirar a habilitação do tipo AB, para moto e carro. A moto tudo bem, mas e o carro? Nem carrinho de mão eu tenho! Tô frita.
Ainda me fizeram o favor de inventar uma tal de baliza que eu preciso aprender, é claro depois de conseguir passar as marchas e a passar suavemente nos quebra-molas, que mais parecem umas muralhas em Belém do São Francisco. Eles não quebram só as molas não, quebram o veículo inteiro!
Sinceramente depois de passar por tudo o que passei, gastar tudo o que gastei, agora tenho que me empenhar ainda mais para que meus erforços não tenham sido em vão. Eu vou tirar essa carteira e parar de ter medo da polícia todas as vezes que a viatura passa.
O engraçado é que mesmo andando à pé já virou automático para mim, ao ver uma viatura da polícia, verificar se estou com o documento da moto, sandália de rabicho e capacete!
Acho que só vou ficar tranqüila mesmo, quando conseguir esse documento. Só assim conseguirei dormir em paz e melhor ainda, chegar à escola, que fica do outro lado da cidade, no horário certo!
Ana Valéria Ub. Silva
Belém do São Francisco- PE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui estão alguns textos dos quais gosto muito e recomendo a leitura. "Quero transmitir o meu sentimento ao mundo através das palavras, mesmo que elas não sejam só minhas". Ana Valéria
0 comentários:
Postar um comentário